A mensagem dos tibetanos (parte 1: o budismo)
Documentário de 1966 de Arnaud Desjardins, que mostra vários dos principais lamas e grandes figuras do Budismo Tibetano no século passado (Dalai Lama com 30 anos de idade, Dudjom Rinpoche, XVI Karmapa, Sakya Trizin bem jovem, Chatral Rinpoche, Kangyur Rinpoche e outros). Traduzido por mim em faixa de voz simultânea.
Clickbait
O documentário seminal de Dersjardins, traduzido
◦ A mensagem dos tibetanos, parte 2, o tantrismo, segunda parte deste vídeo
◦ Alguns preconceitos e ideias errôneas de ‘A mensagem dos tibetanos’, comentário sobre alguns dos problemas com o documentário
◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo
◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp
◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.
◦ Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.
◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.
Preciosidade no nascimento humano
Há duas listas de cinco ítens tradicionais para a análise e reflexão sobre o nascimento humano precioso. Longchenpa adiciona mais duas listas de oito ítens. Quais são esses dezoito ítens a refletir? Por que essa reflexão é importante?
O que é prática budista?
O que se quer dizer com meditação, prática formal, prática no cotidiano? As três excelências são uma estrutura básica que transforma qualquer coisa em prática.
Assuntos sobre que não posso ou não quero falar
Alguns dos limites que eu traço em termos de respostas que não cabem a alguém como eu e temas particularmente problemáticos.
Donald Trump e o caminho do meio
Robert Muller e o Departamento de Justiça Americano tem uma orientação ética interna de não poder indiciar o presidente. O relatório dele sobre Trump, portanto, guarda certa semelhança com a “negativa não afirmativa” considerada prerrogativa da escola de caminho do meio consequencialista (prasangika). Muller só pode dizer sobre a situação de coisas “não pode dizer que o presidente não cometeu um crime”.
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)